Páginas

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Festa Junina .Uma explosão de folclore.

No mês de Junho não da pra esquecer das festas juninas, e a fogueira,a quadrilha o soltar balões,tomar quentão com pipocas e amendoim,E um tempo gostoso,tempo de estourar os fogos de artifício de ate pensar em casamento em adivinhar o futuro,isto mesmo.Quem não se pegou fazendo adivinhações, simpatias na noite de Santo António,São João,São Pedro?.
Tirando o cuidado que se deve ter, ao pular e mexer com aquelas famosas bombas (fogos de artifícios e também o cuidado com os balões )que são proibidos por lei,porque causam muitas tragédias,e no mais pode usar e abusar das festas juninas.

Lendas Juninas .
E muitas lendas cercam os elementos do mês de Junho,
Diz o folclore que amendoim e alimento afrodisíaco,que atraí  os homens ,porque era plantado pelas índias.No Brasil Indígena, os guerreiros índios eram proibidos de planta-los e colhe-los.essa era a tarefa feminina que depois oferecia o amendoim ao seu amado,dando-lhe forças vitais  para servi-la.
Dançar quadrilha também e tipíco de conquista.Era a forma dos portugueses no inicio da colonização do pais de se conhecer as futuras pretendentes,seriam os chamados bailes de casamenteiros ,que serviam para unir casais que já namoravam, e a festa pra unir outros casais,propiciar namoros e paqueras era uma só.E esse tipo de festa era vedado aos mais ricos ,nela po entrava os pobres os capatazes pra baixo,por isso era peões,por isso era num grande terreiro ao ar livre, e com comidas tipícas da terra,Como a do Nordeste a aguardente de cana era muito  difundida,criou-se a bebida quente chamada quentão,Já no Sul eram regadas ao vinho,por causas da vinícola da região e da influência italiana,Com o passar do tempo a quadrilha e a festa Junina com o casamento de mentirinha foram incorporando ao folclore brasileiro e hoje todos revivem ao folclore brasileiro e hoje todos revivem essas tradições de antigamente.

A procura do amor.

Como era na raiz da festa Junina estava a comemoração de um casamento e o objetivo de unir os casais,mês de devoção aos santos São João,devoção introduzindo no Brasil pelos portugueses e natural que  use Santo António,São Pedro e São João para se descobrir quando e com quem vai se casar.

Noite de São João.

São João,Santo nascido a 24 de Junho e festejado com as alegrias,transbordando de um Deus amável com farta alimentação,musicas,danças bebidas e marcada tendência ao amor e ao casamento. nas comemorações com adivinhação para casamento banhos coletivos,pela madrugada,prognósticos de futuro,segundo a tradição ,o santo adormece durante o dia que lhe e dedicado porque se  estiver acordado vendo o clarão da fogueira não resiste ao desejo de descer do céu..

Santo António Casamenteiro.

Embora o mês de Junho seja mais dedicado a São João,que tem apelo tradicional  muito forte,ao casamento. Santo António,o casamenteiro revitaliza com ele e quase por acaso o Santo António tornou se casamenteiro porque ele originalmente tinha essa pretensão.
Conta a lenda que uma moça muito passada,tia e solteirona,fez uma promessa para este santo de sua devoção de rezar todas as noites em troca de um bom partido, Um ano depois o pedido não havia sido atendido, e a moça ficou desesperada e morando num sobrado,lançou a imagem do santo janela abaixo.
Pois bem caiu na cabeça de um cavalheiro  que se passava,o moço machucou muito,na cabeça e ela correu  para socorre-lo.Desse socorro nasceu o amor.Daí o casamento,e o santo levou a fama ,Desse dia em diante todas as moças solteiras e casadouras nunca mais se esqueceram desse santo Que se tornou o Santo Casamenteiro.

O Poder da Fogueira de São João.

                                               
Embora perigosa a fogueira também esta ligada a supertições e adivinhações. O fogo será para espantar o demónio da fome ,do frio, e da miséria.Além disso, o fogo e considerado Deus fecundador e purificador .
Alias pisar na brasa sem se queimar, e uma prática muito comum em Barão de Cocais MG.

A fogueira e acesa,e a meia noite o padre benze o fogo e as pessoas passam na brasa acesa sem se queimarem,num ato de fé de um lado para o outro três vezes sem se queimarem num ato de fé e devoção ao

Santo e essas pessoas confere a quem utiliza a esta prática um poder especial e uma benção de proteção.
Mas não são todos que tem esse poder .e sem fé pode sair verdadeiramente queimados nessa tentativa de passarar na brasa

Subida no Pau de Sebo


Subida no Pau de Sebo,
Mas aqui em Barão de Cocais  na fogueira de São João não foi registrada ninguém que se queimasse na brasa da fogueira,.

Mas não e bom se arriscar se não tiver fé,nem pense em arriscar.
Mas pode aproveitar bem a festança com Comidas Típicas, Show ,Quadrilhas, e muitas brincadeiras como Pau de Sebo. Cavalinho de Balaio.Leilão ,bingo etc.
Porco Engraxado, que e solto no meio do povo todo cheio de graxa e quem pega-lo leva pra casa , e muito mais ,sendo uma grande atracão.
O jubileu de São João Batista padroeiro de Barão de Cocais MG,começa dia 15 de Junho a 24 de Junho




Fonte de pesquisa do texto :Revista.Livros e enternet.
Algumas fotos e textos Feitos e :tirados por mim..

Nenhum comentário:

Postar um comentário